Probióticos – Fermentos Veganos
FERMENTOS PLANT BASED – DOCINA
Os fermentos ou culturas fermentativas denominados liofilizados concentrados, são preparados a partir da secagem sob congelamento, que permite a utilização de pequenas dosagens em grandes volumes e são adicionados diretamente ao meio que será fermentado.
Os fermentos, culturas ou cultivos, são classificados em dois grandes grupos, em função de sua temperatura ótima de desenvolvimento. Das espécies que os constituem, temos: cultivos denominados mesófilos cuja a temperatura ótima de crescimento é na faixa de 20 a 30ºC e os cultivos termófilos que se desenvolvem a partir de 30ºC.
FERMENTO QUEIJO – TIPO O
Conhecido também como um fermento universal por ser utilizado na grande maioria dos queijos e leite fermentado como a coalhada brasileira. O ácido lático é o principal componente do processo de fermentação, sem produção de gás.
Este fermento proporciona o típico sabor lático/ ácido dos queijos e é composto basicamente das espécies láticas Lactococcus lactis subsp lactis e Lactococcus lactis subsp cremoris.
FERMENTO QUEIJOS INTENSOS
Este fermento foi projetado para queijos, massas ou fermentações com produção de ácido lático e aromatização intensa, pronunciada como nos queijos denominados queijos duros de longa maturação. Este fermento pode ser combinado com o FERMENTO PARA CREME, acrescentando intensidade aromática para produtos forneáveis por exemplo.
Espécies láticas presentes: Lactobacillus helveticus e Lactobacillus delbrueckii subsp lactis/ bulgaricus.
FERMENTO QUEIJOS ARTESANAIS
Esta categoria de fermento foi devidamente balanceada para permitir a ação de cepas mesofílicas e termofílicas em uma única tecnologia de fermentação, carreando a ação e sabor promovido por tais cepas, incrementado a rusticidade da fermentação dos queijos artesanais, a intensidade dos queijos duros e a aromatização láctea. Um fermento que permite inúmeros resultados em função da matriz vegetal utilizada.
Espécies láticas presentes: Lactobacillus helveticus, Lactobacillus delbrueckii subsp lactis/ bulgaricus, Lactococcus lactis subsp lactis e Lactococcus lactis subsp cremoris.
FERMENTO QUEIJOS FRANCESES
Esta é uma categoria de fermento balanceada com espécies láticas mesófilas ácido-láticas homofermentadoras e mesófilas heterofermentadoras as quais foram cuidadosamente desenvolvidas com base em clássicos franceses, queijos rústicos e artesanais com apreciável personalidade, traduzidas principalmente para aromatização e pequena produção de gás no decorrer da fermentação.
Espécies láticas presentes: Lactococcus lactis subsp lactis, Lactococcus lactis subsp cremoris, Lactococcus lactis subsp lactis biovar. diacetylactis e Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris.
FERMENTO QUEIJOS FRESCOS
Este fermento foi projetado para queijos, massas ou fermentações com produção de ácido lático e aromatização suave, como nos queijos denominados queijos frescos tradicionais.
Espécies láticas presentes: Lactococcus lactis subsp lactis, Lactococcus lactis subsp cremoris, Lactobacillus delbrueckii subsp lactis/ bulgaricus e Streptococos salivarius subsp. thermophilus.
FERMENTO CREMES
Este fermento foi projetado para queijos, massas ou fermentações com produção de ácido lático e produção de diacetil, promovendo excelente perfil aromático.
Espécies láticas presentes: Lactococcus lactis subsp lactis, Lactococcus lactis subsp cremoris, Lactococcus lactis subsp lactis biovar. diacetylactis e Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris.
CONHEÇA NOSSA LINHA PLANT BASED