Slide
Slide
Slide

Iogurte Whey Protein 14g – Como Preparar em Casa

Como fazer iogurte WHEY PROTEIN 14g em casa?

Whey Protein (soroproteínas)  

Whey é um termo usual que se refere à parte líquida(clara e translúcida) do leite, resultado do processo da fabricação de queijos após a coagulação e extração da coalhada (concentração dos sólidos do leite com pequena parte de água). Representa entre 85 a 90% da parte líquida total combinada com no mínimo 50% dos sólidos presentes no leite originalmente (soroproteínas, lactose, resíduos de caseína e gordura, assim como sais minerais).

A partir deste líquido, as proteínas do soro são separadas e purificadas usando várias técnicas que produzem diferentes concentrações de proteínas do soro (assim denominadas concentrado proteico de soro ou wpc).

O soro de leite compreende um dos dois principais grupos de proteínas do leite bovino, representando 20% da fração proteíca total. Essa fração é responsável pelo fornecimento de elevados níveis de aminoácidos essenciais e da cadeia ramificada com múltiplas propriedades benéficas, fornecendo ainda vitaminas e minerais.  

No processamento do concentrado de soro, há a remoção da água, lactose, cinzas e alguns minerais. 

O concentrado de soro possui um pool de proteínas biologicamente ativas que o torna um suplemento muito atraente e amplamente aplicado na nutrição esportiva.

Benefícios do whey protein:

O Whey Protein é um composto de proteínas completas, cujos componentes, biologicamente ativos, fornecem benefícios adicionais para melhorar a função do organismo humano.

Possui uma ampla oferta de aminoácidos, como a cisteína. A cisteína parece aumentar os níveis de glutationa, peptídeo que tem demonstrado possuir excelentes propriedades antioxidantes correlacionadas com o combate a diversas doenças. 

Além disso, a proteína whey relaciona-se positivamente a função imunológica, como a atividade antimicrobiana.

A proteína do soro também contém uma alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que são importantes por seu papel na manutenção do tecido e na prevenção de ações catabólicas durante o exercício físico. 

O Iogurte Whey Protein 14g é um leite fermentado que foi balanceado de maneira que 250 gramas de produto irão fornecer 14 gramas de proteínas (numa porção em que 60% equivale a whey protein ou soroproteínas e 40% a caseína) envolvidas na recuperação de massa muscular e ganho de massa magra. Toda dieta de suplementação deve, preferencialmente, ser orientada por médico ou nutricionista habilitado. 


Características do Iogurte Whey Protein 14g:

Produto elaborado a partir de leite desnatado (portanto, não possui gordura de leite).

Elaborado a partir de leite delactosado (leite no qual houve a quebra da lactose).

Sem adição de sacarose (apenas o doce promovido pelo resultado da quebra da lactose – glicose e galactose e frutas adicionadas).

Adição de concentrado proteico de soro (WPC).

Esta receita rende aproximadamente 3 litros de Iogurte Whey Protein. Sai 50% mais barato fabricar iogurte whey protein em casa do que comprar no mercado!

 

Receita iogurte WHEY PROTEIN 14g

1 envelope de Fermento Docina para Iogurte (que  dá para o preparo 3 litros de leite desnatado em Iogurte Whey Protein 14g). 
3 litros de leite desnatado e sem lactose (leite de caixinha já delactosado).
1 sachê WHEY PROTEIN (utilizar 120 gramas), para ser aplicado nos 3 litros de leite desta receita. 

Qual o melhor leite para fabricar iogurte whey em casa? 

O melhor leite, é o leite fornecido por empresas idôneas. Pode ser leite do tipo A ou longa vida desde que esteja desnatado e sem lactose. 

Passos para fabricação do iogurte whey em casa:

1º passo: Aqueça o leite (em um pote ou panela) até atingir a temperatura de 35 a 40ºC (utilize o termômetro). Neste momento, adicione o Whey Protein, misturando com auxílio de uma escumadeira ou fouet até que esteja completamente dissolvido.  

Uma vez dissolvido o whey, ligue novamente a fonte de calor e aqueça até que atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro. Este aquecimento permite uma pasteurização adequada para que se tenha como resultado um iogurte whey com excelente corpo e textura, além de permitir uma satisfatória viabilidade da flora láctea fermentadora. Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e mantenha o pote ou a panela tampada por 10 minutos.

2º Passo:
Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente), que pode ser feito em banho maria, até atingir a temperatura de 38ºC. 
Utilize sempre o termômetro para conferir a temperatura do leite regulada para 38ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento lácteo (com um balanço equilibrado).

3º Passo: Ao atingir a temperatura mencionada, adicione o conteúdo do envelope do Fermento Docina para Iogurte e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (momento em que há a produção de ácido lático e compostos aromáticos característicos do iogurte). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).  

Finalizando o seu iogurte: A partir deste momento, ocorrerá a fermentação do leite, quando os lactobacilos transformarão o leite em iogurte. Este processo levará em torno de 8 horas, após esse período, o iogurte já estará pronto. Durante essas 8 horas é importante que o leite fique o mais próximo possível da temperatura de 38ºC em que o fermento foi adicionado. 

Após o iogurte já pronto, é importante guardá-lo na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após resfriado, produto já poderá ser consumido!

Dicas:

As iogurteiras encontradas atualmente no mercado têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. Na forma que descrevemos acima, a iogurteira não é necessária.
Outra opção é utilizar uma caixa de isopor para manter a temperatura de 38º C e substituir a iogurteira.

 

CONHEÇA NOSSA LOJA ONLINE: