Slide
Slide
Slide

Iogurte Vegano – Plant Based

É muito fácil elaborar seu IOGURTE VEGANO, a partir de utensílios domésticos, castanha de caju e o FERMENTO PARA IOGURTE VEGANO DOCINA – PLANT BASED. Nesta receita, você irá aprender a elaborar o seu próprio iogurte vegano, maravilhoso, aromático e devidamente balanceado.

INGREDIENTES:

1 sachê FERMENTO DOCINA – LINHA VEGANA.
160 gramas de CASTANHA DE CAJU crua (sem sal ou tostada). 
840 ml de água filtrada. 
termômetro para medição das temperaturas.
30 gramas de açúcar (que podem ser substituídos por glicose em pó).

A ESCOLHA DAS CASTANHAS DE CAJU

Todo ingrediente afeta diretamente o preparo e o resultado final quando o objetivo é a qualidade. Isto também serve para o iogurte vegano com base no extrato da castanha de caju, pautando nos seguintes quesitos:

As castanhas devem ser provenientes de fornecedores idôneos, preferencialmente com laudo microbiológico (quando o objetivo é comercial), atestando a qualidade microbiológica das mesmas.  

Devem ser cruas (não tostadas e/ou salgadas), podendo ser as inteiras (diversas padronizações), bandas e até batoques do tipo 1. Não apresentarem manchas, parasitas, fungos e brocas.

Quando fornecidas em maiores volumes, estarem adequadamente envasadas (embalagem sob proteção da luz) e à vácuo. Devidamente rotuladas.

Para preparações caseiras, recomendamos a compra em locais que garantam as boas práticas de fracionamento e embalagem.

Há de falarmos em um alimento rico em nutrientes, portanto susceptível a contaminações de diversas origens, afetando não somente o resultado como a segurança alimentar.

PRÉ PREPARO:

Pesar 160 gramas das castanhas (que dá para o preparo de 1 litro de iogurte final) e lavá-las em água corrente.

Reservar em um pote e adicionar 300 ml de água filtrada sem cloro (temperatura ambiente). Deixá-las em remolho por um período de 8 horas (em temperatura de refrigeração).

Recomendamos a troca da água, filtrada sem cloro, no mesmo volume (300 ml).

Atingido o tempo de remolho, descarte a água e pese novamente as castanhas (normalmente há incorporação de 20 até 40% da água do remolho).

ADIÇÃO DA ÁGUA, utilize o seguinte exemplo:

Peso inicial castanha sem sal e sem tostar: 160 gramas

Peso final remolho: 208 gramas (exemplo de que aumenta o peso pois a castanha hidrata com a água de remolho) 

ÁGUA ADICIONAR: 800 ml de água a serem adicionados.

PREPARO DO EXTRATO DE CASTANHA

Adicione as castanhas com a água calculada (800 ml) regulada para uma temperatura de 40ºC. Esta temperatura é importante para melhor dissolução dos constituintes solúveis da castanha, assim como interação da gordura com a água.  

Bata em alta velocidade (liquidificador de alta potência) até que se obtenha um extrato liso, sem grumos e com características que remetem ao leite.

O resultado final, quando bem elaborado não requer a coagem do extrato. Para aspectos comerciais, outros procedimentos podem ser adotados, o que não é objeto desta receita.

O PREPARO

Utilize uma panela ou um pote de aço inoxidável, adicione o extrato da castanha de caju em conjunto com o açúcar previamente dissolvido no mesmo.

Aqueça até atingir a temperatura de 85ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura (verificando com o termômetro).

Ao atingir a temperatura, desligue a fonte de calor, tampa o pote e marque 10 minutos.

Após o tempo mencionado, inicie o resfriamento do extrato até que se atinja a temperatura de 40ºC.

Ao atingir a temperatura de 40ºC adicione o conteúdo do envelope de FERMENTO DOCINA e mexa por alguns segundos. Tampe o pote e deixe fermentar por um período de 8 a 10 horas (este tempo é denominado de tempo de incubação e fermentação). Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 40ºC nos quais o fermento foi adicionado (pode-se utilizar uma caixa térmica ou iogurteiras domésticas que mantêm a temperatura mencionada).

Ao final deste período, observe determinada mudança na consistência do extrato vegetal de castanha de caju (pois ocorre a coagulação da proteína vegetal), consequente incremento de consistência e viscosidade.

Após este tempo, o iogurte deve ser levado para refrigeração e ali mantido por algumas horas (normalmente de um dia para outro). Seu iogurte vegano está pronto e pode ser adicionado de frutas, geleias, preparados e aromas.

ACESSE NOSSA LOJA ONLINE E CONFIRA PRODUTOS PLANT BASED.

LINHA VEGANA