Slide
Slide
Slide

Pão de Queijo


A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.

Com o desenvolvimento e expansão do mercado de produtos congelados, o consumo do pão de queijo expandiu-se por todo o país e exterior.

Com este crescimento surgiram tecnologias de processamento, desenvolvimento de equipamentos e muita criatividade, como pão de queijo com chocolate, pão de queijo recheado, pão de queijo com ervas, pão de queijo com goiabada, não deixando para traz o tradicionalíssimo pão de queijo, com receitas que são verdadeiras relíquias.

Receita Tradicional (Sabor Tradicional):

INGREDIENTES:
1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo) – o polvilho azedo permite um maior crescimento e um pão de queijo de sabor mais tradicional e pronunciado;

500 gramas de queijo Minas Curado;
500 ml de leite;
5 ovos;
2 colheres de sopa de manteiga, gordura vegetal hidrogenada (para culinária) ou gordura de porco (receita mineira utiliza a gordura ou banha de porco);
1 colher de sobremesa de sal.

Modo de fazer:
Peneire o polvilho numa gamela (em Minas a gamela é uma peça utilizada na cozinha que se assemelha a uma pequena bacia, feita de madeira, o que pode ser substituída por uma bacia plástica, que caiba os ingredientes e permita a mexedura). Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C (pode-se abrir fervura).

Adicione o leite (com a gordura ou banha e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.

Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco ( em torno de 30 minutos) e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.

Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir, recheie com a ricota com ervas finas  e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final. O pão de queijo congelado, necessita de 30 a 40 minutos para assar.
Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.

Dicas:
Use um queijo com sabor autêntico, como o queijo Minas, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?

Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.

Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará “bão demais”. Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo.

Faça um festival em casa!